FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

Estante da Família


101 IDEIAS CRIATIVAS PARA FAMÍLIA


David e Carol Sue Merkh

Apresenta sugestões para aproveitar melhor o valioso e, muitas vezes, escasso tempo entre os membros da família, fortalecendo os vínculos e aproveitando oportunidades de ensino bíblico. 

MENSAGEM DE DEUS AO CASAL


Meus queridos filhos! Um dia vocês nasceram, tiveram sonhos e cresceram. Eu mesmo cuidei de cada etapa de suas vidas. Coloquei no íntimo de cada um, o desejo de se aproximarem e se amarem. Tenho acompanhado, passo a passo, a história de vocês. Estive presente no momento em que disseram “SIM” um ao outro. Mesmo que não tenha sido percebida, minha força esteve atuante nas dificuldades que tiveram na vida. Coloquei em seus corpos sementes de vida, o amor se juntou com a fecundidade e vocês geraram filho.
Vi que um dia vocês se associaram à cruz de meu Filho e em várias situações perceberam que essa cruz foi geradora de paz, renovação de força e esperança. Hoje, recebo o coração de vocês e sei o quanto, em alguns momentos, se encontra dolorido. Mas lembrem que prometi: “Estarei sempre com vocês até o fim dos tempos”. Contem comigo em todas as situações! É só clamar e meu coração os ouvirá!!!
DEUS

Frases Ilustradas



TUBARÕES QUE NOS LEVAM A MUDAR


Verdade ou não, um país costuma treinar sua equipe olímpica de natação soltando um tubarão na piscina. Nesse caso, quem sobreviver vai com certeza ganhar a medalha de OURO. Porém, até hoje, ninguém daquele país foi para as Olimpíadas, afinal todos os que acreditaram que isso seria possível foram engolidos vivos.
A presença de um “tubarão” simbólico, extremamente ameaçador, nos leva a empreender mudanças o quanto antes. Geralmente é necessário algum tipo de “ameaça” para iniciar o processo de mudança. Simbolicamente o “tubarão” representa o fator que obriga uma pessoa ou casal a mudar suas atitudes para escapar de seu ataque. A presença do tubarão gera o medo que corresponde a algum tipo de perda: de qualidade de vida, da posição conquistada, de um amor e inclusive da própria exis tência. Em alguns casos, a possibilidade de uma separação conjugal é o tal tubarão que exige alterações profundas na relação consigo mesmo e com o outro.
O grande desafio de casais que participam de encontros de casais ou buscam psicoterapia é lidar com a mudança e criar as condições para planejá-la e conduzi-la, evitando ser atropelado por um “tubarão”. Uma coisa é verdade: o que parece ser destruidor pode estar nos dando o material necessário a uma “RE-construção” que é possível após a demolição.
Sei que a presença de um tubarão no horizonte pode ser útil, configurando-se como um grande empurrão para nos levar a irmos além de nós mesmos e conquistarmos espaços na vida, até então distantes. Deus criou os tubarões e não foge deles, podendo desse modo usar esse meu texto para quem sabe, possibilitar que você corra para os braços dEle e conte com a Sua ajuda!
© Jan 2010 Ademir Teixeira de Freitas

RECOMEÇAR - Carlos Drumond de Andrade


Não importa onde vocês pararam... em que momento da vida se cansaram...
O que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar. Basta querer.
Recomeçar é primeiramente dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante... acreditar em você de novo.


Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia e mostrar pra si mesmo o quanto elas lhe são importantes.
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora...


Pois ...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal uma nova forma de lazer? Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso... ou qualquer outra coisa... só que nova!


Olha quanto desafio...quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? Besteira...tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"... tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" de novo perto de você. Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis...


Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde vocês querem chegar? Desejam ir longe?...
Sonhem alto... queiram o melhor do melhor...Queiram coisas boas para a família... pensando assim trazemos para nós aquilo que desejamos...pensamos pequeno... coisas pequenas teremos... já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor... o melhor vai entrar pela porta de nossa casa.


E é hoje o dia da faxina...
Joguem fora tudo que os prende ao passado...ao mundinho de coisas tristes... fotos..., e-mails indesejados, comprovante de cartão de crédito, papel de bala...ingressos de cinema ...bilhetes de viagens.... mas, principalmente, esvaziem o coração...
Criem um novo e amplo espaço! Fiquem pronto para o melhor da vida!
Para um novo amor... e um novo amor com o seu amor de sempre!!!!

Sorria - Max Lucado





View more presentations from Leila Patricia.

Lições Bíblicas para casais


Leia ou faça download de estudos sobre casais da Bíblia, 
da autoria do Prof. Ademir T. de Freitas, 
publicados na Revista de Escola Dominical "Sombras e Luzes".  
Clique na URL abaixo:

A Poesia do Casal Apaixonado

CERTEZAS - MARIO QUINTANA


Linda reflexão do poeta gaúcho Mário Quintana! É só ir clicando no play, slide após slide.

VÍDEOS INTERESSANTES


POR QUE USAMOS ALIANÇA NO 4º DEDO?
Veja a explicação dada pelos chineses.

Assista ao vídeo.

VÍDEOS INTERESSANTES


SUPERANDO BARREIRAS JUNTOS!
Veja a beleza do que um casal pode realizar quando com passos e movimentos sincronizados, dança a mesma música no palco da vida.




VÍDEOS INTERESSANTES



A DETERMINAÇÃO DE UMA MULHER!
Com o apoio do marido, uma esposa sem os braços mostra sua garra, perseverança e coragem quanto a ir além dos seus limites. Ao ver as cenas, você se sentirá motivado a explorar as próprias competências.



VÍDEOS INTERESSANTES


LIDANDO COM PERDAS
Como lidar com a morte de quem amamos? Ouça o depoimento de um garoto cowboy que teve que sacrificar um bezerro doente que tanto amava. Em meio à dor, ouviu a voz de Deus a dizer-lhe que entendia o seu sofrimento. O menino ligou para uma rádio e contou sobre o consolo recebido, deixando uma mensagem de fé: “Quando você perde uma pessoa que ama ou um animal de estimação, sempre se lembre de que Deus deu seu Filho e sofreu esse momento. Por isso te entende, te entende sempre, apenas corra pra Ele”.



VÍDEOS INTERESSANTES


ESCADA PIANO
O casamento é como uma escada: às vezes subimos e em outras descemos. A subida pode se tornar cansativa, porém há modos de promover mudanças na relação conjugal que possibilita que a subida seja agradável. Assista esse vídeo e sinta-se encorajado a fazer o mesmo que sempre fez, porém de maneira diferente, o que, por si só, já é uma mudança.



NOSSA VIDA EM CONSTRUÇÃO!


A nossa vida pode ser comparada a tijolos. Muitos tijolos. 
Tijolos empilhados sobre o terreno têm pouco valor. 
Ninguém pode morar neles, exceto os insetos. 
Tijolos não nos abrigam da chuva ou do sol. Empilhados são inúteis.
É necessário o trabalho manual e árduo de alguém dedicado e decidido para que a pilha de tijolos se torne uma casa confortavelmente habitável. Não há milagre nesse trabalho, apenas o esforço de cada dia colocar tijolo sobre tijolo e dar forma à nova casa. 
Podemos ter muitas coisas a fazer, estar repleto de boas intenções, porém, assim como os tijolos, nossas tarefas estarão meramente empilhadas sobre o terreno da nossa vida e pouco significa se não empreendermos um plano de ação.
Pensemos num pedreiro trabalhando. 
Ele não se intimida diante de milhares de tijolos que tem pela frente e pacientemente os coloca um a um. 
A parede surge gradativamente, os tijolos vão sendo encaixados e começam a fazer sentido. 
Cada tarefa que cumprimos, dá sentido à existência e a sensação de competência e realização. 
Pode ser pouco, mas é nosso, por isso podemos, em cada etapa da vida, ter a satisfação de ter feito o melhor.
Aprendemos com o pedreiro a ter paciência com os tijolos. 
Juntos são pesados, mas em separado podemos levantá-los, um a um, colocando-os no devido lugar. Uma tarefa de cada vez não é pesada e podemos realizá-la. Também não precisamos nos sentir desmotivados quando olhamos as tarefas que ainda estão na fila de espera e para os objetivos de vida que parecem inalcançáveis. 
Ninguém culpa um pedreiro porque não consegue construir a casa em apenas um dia. Falarão mal dele apenas se não trabalhar. Nessa questão a vida é justa – sabe que há limites que não podemos transpor.
É verdade que ainda há cômodos inacabados sobre o terreno da vida conjugal, talvez haja demolições que precisam anteceder uma RE-construção. Ainda há tijolos empilhados, mas fizemos nossa tarefa hoje e com base no que construímos é possível ser esperançoso. 
Às vezes, devemos olhar para trás para ver o caminho já percorrido, onde acertamos e quais foram as superações alcançadas. Isso ajuda a decidir melhor o caminho, bem como escolher com mais clareza o terreno onde construiremos.
A felicidade não é algo que recebemos como presente, no dia do casamento, mas algo a ser conquistado cada dia. Somos construtores de cada página da nossa vida.

Texto de Adeildo Luciano (Cascavel/PR)
com adaptações de Ademir T. de Freitas

Dinâmicas para Casais


CADEADOS ENCRENCADOS


Objetivo: mostrar que a calma e o bom senso podem ajudar mais que a pressa, a qual muitas vezes dificulta que um objetivo da família seja alcançado com êxito.
Material: um cadeado e um molho com o maior número possível de chaves (se possível parecidas). Dizer que ali há a chave certa para abrir o cadeado, misturada entre as outras.
Desenvolvimento: convidar três casais para disputarem agilidade um com o outro. O animador entrega um cadeado ao primeiro casal que, a um sinal dado deve se dirigir à mesa onde estão as chaves e o cadeado. Deve procurar a chave que abrirá o cadeado. O tempo será cronometrado e vence aquele que cumprir mais rápido a tarefa.
Aplicação: debater sobre a vivência. Destacar a pressa, o nervosismo, a calma, o jeitinho de cada um, o plano de ação e diálogo entre o casal. Abrir espaço para discutir a mensagem que a dinâmica traz aos casais. O cadeado simboliza os problemas que temos para resolver na relação conjugal e a chave certa é a sua solução.

Dinâmicas para Casais


DINÂMICA DA BALA


Objetivo: encorajar a amizade, diálogo e cooperação no casamento.
Material: balas ou bombons; duas ou três varas ou cabos de vassoura. 
Desenvolvimento: solicite dois ou três  casais de voluntários, dependendo do tamanho do grupo. Os voluntários devem abrir os braços, sendo colocado o cabo de vassoura (ou a vara) nos ombros, alinhado com os braços. Amarrá-lo nos pulsos, de tal modo que não seja possível dobrar os braços. Coloque algumas balas sobre uma mesa (uma para cada participante) e pedir aos casais para chuparem as balas, sem dobrar os braços. Enquanto isso, o  grupo observa, sem dar sugestões. Cada casal deve conversar entre si e decidir uma forma de chupar as balas, cumprindo desse modo a tarefa proposta.
Observação: o coordenador deve saber algumas maneiras para resolver o problema, porém não deve sugeri-las aos participantes: 1) chupar a bala sozinho sem tirar o papel; 2) descascar com a mão e pegá-la com a boca; 3) desembalar juntos e um colocar a bala na boca do outro.
Aplicação: 
- Como os participantes se sentiram? 
- O que o grupo observou?
- Poderia ter sido feito de modo diferente?
- No casamento, o que faz a nossa vida ser mais doce e feliz?
- O que a bala pode significar para nós?
- Quais são as amarras que temos que eliminar? 
- O que fazer, e como, para nos libertar delas?
- Em quais áreas o casal pode aplicar essa dinâmica em sua vida?

Dinâmicas para Casais


NÓ HUMANO

Material: nenhum.
Grupo: no mínimo 10 pessoas. Se o grupo for grande podem ser formados subgrupos, fazendo-os competir entre si.
Desenvolvimento: forme um círculo e solicite que os participantes deem de mãos dadas. Oriente cada um a observar bem que está do lado direito e esquerdo - "Não podem esquecer!".
Peça que soltem as mãos e caminhem livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam ao seu lado. Depois solicite que parem onde estão. Cada um deve procurar, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor!).
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter aquele mesmo círculo no centro da sala. O grupo deve conversar entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo inicial seja refeito. 
Reflexão: alguns terão que fazer um esforço maior que outros, mas todos terão que fazer a sua parte. A dinâmica chama a atenção para a importância do trabalho em grupo.

Dinâmicas para Casais


DESENHO DO CORAÇÃO


Objetivo: abrir espaço para que o casal trabalhe a comunicação num nível mais aprofundado.
Material: folhas de sulfite e caneta.
Desenvolvimento: entrega-se uma folha em branco para cada casal que vai desenhar um coração grande e colocar os nomes do marido e da esposa do lado de fora do coração. Divide-se o coração em 4 partes. Na primeira parte, o casal deve fazer um símbolo que relate um fato alegre que marcou a trajetória do casal. Na segunda parte, desenhar a maior realização que tiveram. Na terceira parte, a coisa mais importante que pretendem realizar nos próximos anos. Na quarta e última parte, a maior tristeza, dificuldade ou perda que enfrentaram juntos. 
Aplicação: abrir espaço àqueles que se sentem à vontade para compartilhar o que foi desenhado.

Frases para meditação



Frases para meditação



Estante da Família


PROVA DE FOGO (DVD)
BV Filmes (http://www.bvfilms.com.br/)



 Muitos casais apenas se suportam, vivendo infelizes debaixo do mesmo teto. O filme toca nessa ferida, aponta os prováveis motivos desse problema e propõe soluções. Caleb é capitão do Corpo de Bombeiros e tido como herói em sua cidade. A metáfora é evidente: ele salva pessoas quase todos os dias, mas é incapaz de salvar o próprio casamento. A capa do DVD traz o slogan “Nunca deixe seu parceiro para trás”, que se aplica tanto para bombeiros quanto para casais. 
Percebendo a dificuldade conjugal de Caleb, o pai dele propõe um desafio antes de o casal partir para a separação. Relutante, Caleb aceita.
O “Desafio do amor” proposto pelo pai de Caleb consiste em colocar em prática um programa de 40 dias, no qual o cônjuge realiza atividades diárias com o objetivo de reconquistar o parceiro. Quando chega próximo ao vigésimo dia, Caleb desanima ao perceber que nada parece estar dando certo. É aí que, mais uma vez ajudado pelo pai, ele percebe o que realmente está faltando em sua vida, e tudo muda – primeiro nele, depois na esposa. Afinal, como ensina o filme, não se pode dar aquilo que não se tem: o amor incondicional. Como e onde obtê-lo? É o grande “desafio” do filme. Com esse tipo de amor, todo relacionamento se torna “à prova de fogo”.


Fonte: http://www.provadefogoofilme.com.br/

Encontro de Casais


Encontro de Casais realizado na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil em Utinga, Santo André (SP) - Pr. Edson Tonelli e Sandra.














Contatos para Encontros: diretorebd@yahoo.com.br

Encontros de Casais


Encontro de Casais que realizamos na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil em Estiva Gerbi (SP) - Pr. Joás e Miriam.









Contatos para Encontros: diretorebd@yahoo.com.br

Estante da Família


O ATO CONJUGAL

Tim e Beverly LaHaye, Editora Betânia
http://www.editorabetania.com.br/


O livro descreve a beleza do amor sexual no casamento. Os problemas comuns também são esclarecidos de forma objetiva e prática. Esta obra é uma grande bênção, ajudando os casais a enriquecerem seu casamento na área sexual, como Deus planejou.

Estante da Família


AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR
Gary Chapman / Editora Mundo Cristão
http://www.mundocristao.com.br/


Por que será que os casais não falam a mesma língua? Contrariando a ideia de que o amor tem linguagem única e universal, o autor mostra que cada um, a seu modo, fala uma linguagem diferente para expressar o que sente pelas outras pessoas: qualidade de tempo, toque físico, dar e receber presentes, formas de servir e palavras de afirmação. Além de descobrir qual sua linguagem, você descobrirá como usá-la para um melhor relacionamento com a pessoa a quem ama.




QUANDO SEU CÔNJUGE NÃO É CRENTE
Lee Strobel, Editora Vida
http://www.editoravida.com.br/http://www.editoravida.com.br/


Como entender as emoções do cônjuge não-crente? De que forma anunciar-lhe o evangelho sem afastá-lo ainda mais de Deus? O autor responde a estas e outras perguntas de forma equilibrada. Pelo fato de ter passado por essa situação, Strobel discorre sobre o assunto com autoridade e experiência. Além disso, pretende provar que, com sabedoria e bom testemunho cristão, é possível levar o cônjuge não-crente à conversão.

Estante da Família


O QUE OS HOMENS GOSTARIAM QUE SUAS ESPOSAS SOUBESSEM
Patrick M. Morley - United Press & Editora Hagnos
http://www.erdos.com.br/


O livro expõe uma visão de vida tipicamente masculina, mostrando como as esposas podem conhecer melhor ao seu cônjuge, suas necessidades, lutas com o trabalho, o sucesso, o tempo e a tentação. O livro ensina conceitos práticos para resolver conflitos e criar uma comunicação agradável.



O DESAFIO DE AMAR
(Livro citado no filme “Prova de Fogo”)
Stephen & Alex Kndrick
http://www.gospelgoods.com.br/


O livro é feito em forma de um diário, onde durante 40 dias o leitor encontra um devocional que inclui as Escrituras, um "desafio" do dia e um espaço para anotação e verificação do progresso pessoal.

Frases para meditação





Frases para meditação





Dinâmicas para Casais


ORANDO JUNTOS


Material: uma lanterna de duas pilhas.
Desenvolvimento: num papel escreva as palavras: ORANDO JUNTOS, ESPOSA, MARIDO. Cole na lanterna a frase "Orando juntos". Nas pilhas coloque em uma a palavra "Esposa" e na outra "Marido”. Mostrar que a lanterna só funciona com DUAS pilhas. 
Reflexão: destacar o fato de que cada pilha possui seu potencial de energia, porém para que a lanterna funcione (assim como o casamento) é necessário que as DUAS pilhas sejam colocadas na lanterna e de forma correta. Mostrar a lanterna com as pilhas mal colocadas ou com apenas uma pilha (não vai funcionar). Colocar corretamente as duas pilhas e acender a lanterna.

A MAIOR DÁDIVA


Cada um de nós, no momento da concepção, ganha um presente que é a própria vida.
Podemos pensar que o ganhamos dos nossos pais, de Deus...
Obviamente, a vida é um presente vivo!
Uma das consequências de se ganhar um presente vivo é ter que cuidar dele. Assim fazemos se ganhamos um cachorrinho, um gato ou uma planta...
Temos que cuidar deles para que permaneçam vivos.
A maneira com que cuidamos de um “presente vivo” tem muita relação com o carinho que temos para com as pessoas que nos deram o presente.
E como um presente vivo que também é a relação conjugal, cabe ao marido e à esposa cuidarem dela... As trocas afetivas têm muita relação com a missão de cuidar desse presente.
Adaptado do livro: 
“A Carícia Essencial” - Roberto Shinyashiki

CUIDE BEM DO MOTOR DE SUA VIDA


No casamento, é fundamental que seja preservado o espaço individual, mas também é fundamental que um saiba da vida do outro, dos sentimentos, das necessidades e dos conflitos; que um escute ao outro. Para que ocorra o pertencimento, é necessário que haja companheirismo e sejam compartilhados interesses próximos. O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você se comprometeu amar para sempre. Aprecio muito as reflexões de Stephen Kanitz, colunista da revista VEJA. Segue um de seus textos entre os meus favoritos. Diz ele:
"Normalmente, os terapeutas recebem seus pacientes quando o casamento já está com sérios problemas, quando o casamento está, por assim dizer, doente, razão da palavra 'terapia'. A maioria dos casais procura um terapeuta para 'consertar' um casamento, como um mecânico conserta um carro. Em minha opinião, porém, um terapeuta não deveria ser visto como um mecânico, alguém que conserta coisas, mas como um frentista de um posto de gasolina. Meu frentista sempre pede permissão para verificar o óleo do meu carro, a pressão dos pneus, o óleo do freio e a água do radiador. Outro dia ele me avisou que meu extintor de incêndio não funcionava mais, algo que acontece com muitos casais. Nada do que meu frentista alerta é serio, mas são pequenas coisas que poderiam fazer o meu carro parar. Não significa que meu carro esteja doente; são simples ajustes de manutenção.
Há quanto tempo seu casamento não passa por uma revisão? Há quanto tempo alguém, fora da família, perguntou-lhe se você trocou o 'óleo do seu casamento', se colocou água nas flores ou você verificou se o seu freio pessoal ainda funciona? Outro dia eu fiz um comentário bobo, que admito eu não deveria ter feito, mas eu disse em voz alta que estava pensando em trocar o carro por um mais novo. 'Não faça isto doutor' - disse meu frentista, 'Hoje não se fazem mais carros como esse', e foi me explicando coisas do carro que nem eu sabia. Quando você comprar o seu próximo carro, escolha bem o mecânico de confiança, um dia você vai precisar dele, e com certa urgência. Na questão do casamento, escute os conselhos de seus avôs, tios e pais, pois eles têm experiências que valem a pena ser ouvidas. Converse com o diácono ou pastor da sua igreja, eles são um frentista e tanto. Isso tudo irá ajudá-lo a cuidar bem do motor de sua vida e de seu relacionamento conjugal".                                      
© Jan 2010 Ademir Teixeira de Freitas

DESENCONTRO - Dr. Içami Tiba


É uma data especial... 
Ela quer algo do seu marido, algo que demonstre que ele a ama. 
Ela espera ansiosamente tal gesto de amor. 
Ele é um homem bom e pensou como agradar à esposa. 
Deu-lhe um ventilador. 
Ocorre que ela queria flores. 
Ganhou ventilador. Expressou sua dor. 
O marido não a compreendeu. 
Ele esperava sorriso e gratidão. Recebeu um desagradável mau humor.
É sempre assim” - pensavam ambos. 
Novamente não conversam entre si. 
Ela, em sua carência de amor, espera que da próxima vez, o marido satisfaça seus silenciosos desejos. 
Gosta de ganhar presentes de surpresa, perdeu a chance de explicar o que deseja. 
É dever do marido perceber o que ela quer. 
O marido não entendeu a frustração de sua querida esposa. 
Honesto e dedicado marido, no que foi que errou? Não consegue falar a linguagem dos sentimentos, talvez nunca tenha olhado no fundo dos olhos dela. 
Ambos sofreram as próprias carências. 
Ela, por amor ao marido, continua esperando flores... 
Ele, por amor à esposa, continua trazendo ventiladores...

O AMOR É ROSA - Dr. Içami Tiba


Eu sou branco, ela é vermelha.
Quando estamos juntos somos “rosa”.
Antes de eu conhecer você, até que eu vivia bem sozinho.
Comia o que eu queria, na hora que eu bem entendia.
Era liberdade, independência e auto-suficiência.


Quando vi você fiquei feliz e vermelho de paixão!!
Nem me percebi que eu já não era mais o branco.
Foi então que o seu vermelho ameaçou me sufocar.
Comecei a me irritar e brigar com você.
No fundo era porque você era vermelha,
e não branca como eu queria.


Por vezes, percebi-me querendo mudar a sua cor.
Você soube permanecer vermelha, não se tornou branca.
Branca nada acrescenta ao branco; seria tudo tão monótono.
E assim, entre nós, foi-se formando a rosa.
Mas tive receios de perder minha personalidade.
Temi perder minha individualidade.


Descobri que deixar de ser branco para se transformar em rosa
não é perder-se, desestruturar-se e desaparecer...
É crescer, complementar-se com o seu vermelho.
O meu temor à rosa deu lugar ao prazer da convivência, do relacionamento,
do amar e ser amado.
Nada pode e deve ser só branco,
mas tudo pode ser mais gostoso e rico com a vermelha.
Com ela vive-se o prazer, a cor, o amor.


Ser rosa é carregar dentro de si a cor vermelha.
É ter a sua presença, pela saudade, na solidão,
É destacá-la no meio da multidão.
Pode ser muito bom um lanche em mesas com toalhas brancas,
mas nada supera um singelo jantar rosa.