FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

Dinâmicas para Casais


NÓ HUMANO

Material: nenhum.
Grupo: no mínimo 10 pessoas. Se o grupo for grande podem ser formados subgrupos, fazendo-os competir entre si.
Desenvolvimento: forme um círculo e solicite que os participantes deem de mãos dadas. Oriente cada um a observar bem que está do lado direito e esquerdo - "Não podem esquecer!".
Peça que soltem as mãos e caminhem livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam ao seu lado. Depois solicite que parem onde estão. Cada um deve procurar, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor!).
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter aquele mesmo círculo no centro da sala. O grupo deve conversar entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo inicial seja refeito. 
Reflexão: alguns terão que fazer um esforço maior que outros, mas todos terão que fazer a sua parte. A dinâmica chama a atenção para a importância do trabalho em grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.