FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

CUIDE BEM DO MOTOR DE SUA VIDA


No casamento, é fundamental que seja preservado o espaço individual, mas também é fundamental que um saiba da vida do outro, dos sentimentos, das necessidades e dos conflitos; que um escute ao outro. Para que ocorra o pertencimento, é necessário que haja companheirismo e sejam compartilhados interesses próximos. O objetivo do casamento não é escolher o melhor par possível, mas construir o melhor relacionamento possível com quem você se comprometeu amar para sempre. Aprecio muito as reflexões de Stephen Kanitz, colunista da revista VEJA. Segue um de seus textos entre os meus favoritos. Diz ele:
"Normalmente, os terapeutas recebem seus pacientes quando o casamento já está com sérios problemas, quando o casamento está, por assim dizer, doente, razão da palavra 'terapia'. A maioria dos casais procura um terapeuta para 'consertar' um casamento, como um mecânico conserta um carro. Em minha opinião, porém, um terapeuta não deveria ser visto como um mecânico, alguém que conserta coisas, mas como um frentista de um posto de gasolina. Meu frentista sempre pede permissão para verificar o óleo do meu carro, a pressão dos pneus, o óleo do freio e a água do radiador. Outro dia ele me avisou que meu extintor de incêndio não funcionava mais, algo que acontece com muitos casais. Nada do que meu frentista alerta é serio, mas são pequenas coisas que poderiam fazer o meu carro parar. Não significa que meu carro esteja doente; são simples ajustes de manutenção.
Há quanto tempo seu casamento não passa por uma revisão? Há quanto tempo alguém, fora da família, perguntou-lhe se você trocou o 'óleo do seu casamento', se colocou água nas flores ou você verificou se o seu freio pessoal ainda funciona? Outro dia eu fiz um comentário bobo, que admito eu não deveria ter feito, mas eu disse em voz alta que estava pensando em trocar o carro por um mais novo. 'Não faça isto doutor' - disse meu frentista, 'Hoje não se fazem mais carros como esse', e foi me explicando coisas do carro que nem eu sabia. Quando você comprar o seu próximo carro, escolha bem o mecânico de confiança, um dia você vai precisar dele, e com certa urgência. Na questão do casamento, escute os conselhos de seus avôs, tios e pais, pois eles têm experiências que valem a pena ser ouvidas. Converse com o diácono ou pastor da sua igreja, eles são um frentista e tanto. Isso tudo irá ajudá-lo a cuidar bem do motor de sua vida e de seu relacionamento conjugal".                                      
© Jan 2010 Ademir Teixeira de Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.