FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

Dinâmicas para Casais


DINÂMICA DA BALA


Objetivo: encorajar a amizade, diálogo e cooperação no casamento.
Material: balas ou bombons; duas ou três varas ou cabos de vassoura. 
Desenvolvimento: solicite dois ou três  casais de voluntários, dependendo do tamanho do grupo. Os voluntários devem abrir os braços, sendo colocado o cabo de vassoura (ou a vara) nos ombros, alinhado com os braços. Amarrá-lo nos pulsos, de tal modo que não seja possível dobrar os braços. Coloque algumas balas sobre uma mesa (uma para cada participante) e pedir aos casais para chuparem as balas, sem dobrar os braços. Enquanto isso, o  grupo observa, sem dar sugestões. Cada casal deve conversar entre si e decidir uma forma de chupar as balas, cumprindo desse modo a tarefa proposta.
Observação: o coordenador deve saber algumas maneiras para resolver o problema, porém não deve sugeri-las aos participantes: 1) chupar a bala sozinho sem tirar o papel; 2) descascar com a mão e pegá-la com a boca; 3) desembalar juntos e um colocar a bala na boca do outro.
Aplicação: 
- Como os participantes se sentiram? 
- O que o grupo observou?
- Poderia ter sido feito de modo diferente?
- No casamento, o que faz a nossa vida ser mais doce e feliz?
- O que a bala pode significar para nós?
- Quais são as amarras que temos que eliminar? 
- O que fazer, e como, para nos libertar delas?
- Em quais áreas o casal pode aplicar essa dinâmica em sua vida?

3 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ GOSTEI MUITO DESSA DINAMICA TRABALHO COM CASAIS EU E MEU ESPOSO E ACHEI MUITO INTERRESNTE ISSO, QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR ESTE TRABALHO

Anônimo disse...

gostei bastante dessa dinâmica. é uma forma de ver como os casais resolvem seus problemas.
Georgya Reis

Anônimo disse...

Gostei muito das dinãmicas,vou liderar um grupo de estudo e com certeza utilizarei uma dessas dinãmicas.Deus abençoe vocês.

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.