FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

RECURSOS OCULTOS


Conta uma história indiana que uma senhora idosa andava de um lado para o outro, no jardim de sua casa, procurando alguma coisa. Ao vê-la nessa situação, um jovem perguntou-lhe em que podia ajudá-la e ela respondeu que tinha perdido uma agulha. Sob intenso sol, prontamente o rapaz se pôs a vasculhar todo o jardim e após um longo tempo, já cansado, perguntou à mulher se pelo menos ela tinha ideia de qual canto do jardim a agulha caíra. Com indiferença, ela respondeu que perdera a agulha “dentro da casa”. Perplexo e já raivoso, o rapaz a questionou:
— Mas, então, por que a senhora não está procurando lá dentro?
Com um olhar bastante simplório, ela respondeu:
— E que lá dentro está muito escuro!


Adaptando esse conto ao casamento, ele nos ensina que o casal em crise busca em lugar errado os recursos que possui , os quais, se encontrados, dariam suporte importante para a superação de seus problemas.

Em contextos de conflito conjugal, “acender a luz” se torna uma ação difícil, pois a luminosidade aponta não apenas para as competências e força do casal, como também para o que está fora de lugar e requerendo faxina imediata. É necessário somar um mínimo de motivação e determinação para encontrar uma mera, mas importante agulha que em muito ajudará a tecer a felicidade do casal.

© Abr 2010 Ademir Teixeira de Freitas

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.