FAMÍLIA: RAÍZES E FRUTOS

bem-vindo

Este espaço visa apontar caminhos que possibilitem que o casamento e a família sejam vivências humanas das mais gratificantes. Para tornar agradável, atraente e cativante o tempo vivido em família, é preciso saber escutar e compartilhar momentos. A felicidade não é um presente que o casal recebe no dia do casamento, mas algo que é construído no espaço conjugal. Viver bem em família é como um trabalho artesanal de construção diária. Há tempos, o psicólogo norte-americano, Carl Rogers, dizia que “a união entre um homem e uma mulher precisa ser trabalhada, construída e constantemente revigorada pelo crescimento dos dois”. Nossa oração a Deus é que cada casal saiba extrair o sentido da vida de cada momento, situação, desafio ou conquista para registrá-las nas páginas do álbum da história familiar.

Encontro em Andradas - Minas Gerais


Márcia e Ademir falando sobre como a autoestima influencia a relação conjugal.

Casais participantes.

Encontro de Casais em Utinga - Santo André/SP


  Compartilhamento dos maridos (com o Ademir) e das esposas (com a Márcia).
Renovação do voto conjugal.

Frases Ilustradas


Frases Ilustradas


Frases Ilustradas


RECURSOS OCULTOS


Conta uma história indiana que uma senhora idosa andava de um lado para o outro, no jardim de sua casa, procurando alguma coisa. Ao vê-la nessa situação, um jovem perguntou-lhe em que podia ajudá-la e ela respondeu que tinha perdido uma agulha. Sob intenso sol, prontamente o rapaz se pôs a vasculhar todo o jardim e após um longo tempo, já cansado, perguntou à mulher se pelo menos ela tinha ideia de qual canto do jardim a agulha caíra. Com indiferença, ela respondeu que perdera a agulha “dentro da casa”. Perplexo e já raivoso, o rapaz a questionou:
— Mas, então, por que a senhora não está procurando lá dentro?
Com um olhar bastante simplório, ela respondeu:
— E que lá dentro está muito escuro!


Adaptando esse conto ao casamento, ele nos ensina que o casal em crise busca em lugar errado os recursos que possui , os quais, se encontrados, dariam suporte importante para a superação de seus problemas.

Em contextos de conflito conjugal, “acender a luz” se torna uma ação difícil, pois a luminosidade aponta não apenas para as competências e força do casal, como também para o que está fora de lugar e requerendo faxina imediata. É necessário somar um mínimo de motivação e determinação para encontrar uma mera, mas importante agulha que em muito ajudará a tecer a felicidade do casal.

© Abr 2010 Ademir Teixeira de Freitas

SOBRE AMOR, ROSAS E ESPINHOS


Amor que é amor dura a vida inteira. Se não durou, não foi amor. O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até as traições. Sem perdão não há amor. Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou.

O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração, os quais sozinhos jamais poderíamos enxergar. O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão.....talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!"

Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos, socorreu-me em minha cegueira. Eu possuía e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha.

Evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios. Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado.

A cada dia, o jardineiro sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte delas, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois... É preciso aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo nem tampouco fora do cultivo. Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras... Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.

A vida requer cuidado contínuo. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas... Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não? O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão.

Autoria: Padre Fábio de Melo.
Enviado por Meire Vicente Casale